Sustentabilidade e indústria de alimentos: 7 dicas do que fazer para a sua fábrica ser mais sustentável
A sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço no setor de alimentos. Quem deseja se manter competitivo, se diferenciar da concorrência ou conquistar novos mercados, não pode ignorar as boas práticas sustentáveis e as ações para reduzir o impacto da produção no meio ambiente.
A sua fábrica se preocupa com o meio ambiente?
Continue lendo esse artigo e descubra 7 práticas para tornar a sua indústria de alimentos mais sustentável.
Benefícios da sustentabilidade para indústrias de alimentos
Durante muito tempo, a produção de alimentos e bebidas se preocupou apenas com a produtividade, sem avaliar quais seriam os impactos da produção ao meio ambiente, mas, de um tempo para cá, isso está mudando.
Há alguns anos, a indústria de alimentos percebeu que a sua produção causava muitos impactos ambientais. Ao mesmo tempo, os consumidores também passaram a se preocupar com as consequências das suas ações na natureza.
Os consumidores, inclusive, estão dando preferência para alimentos eco-friendly, ou seja, que possuem pouco ou nenhum agrotóxico, que utilizam embalagens recicláveis e que possuem uma produção mais sustentável.
Adotar ações em prol da sustentabilidade do planeta pode trazer muitos benefícios para a sua fábrica. Além de não agredir o meio ambiente, o seu negócio pode:
- Reduzir os custos de produção;
- Melhorar a produtividade;
- Agregar mais valor à marca;
- Conquistar a confiança do consumidor, que tende a adquirir produtos de marcas que possuem propósitos comuns com suas atitudes pessoais.
7 práticas para sua fábrica ser mais sustentável
- Invista em embalagens sustentáveis
Não há como pensar em alimentos sem pensar em embalagens.
Elas, mesmo que sejam responsáveis por garantir que os alimentos não sofram nenhum tipo de contaminação até chegar à mesa do consumidor, também são responsáveis por causar grande impacto ao meio ambiente.
É por este motivo que você deve trocar as embalagens convencionais pelas embalagens sustentáveis, feitas à base de alcoolquímica e materiais biodegradáveis.
A principal vantagem das embalagens sustentáveis é que elas são 100% recicláveis.
- Elimine os agrotóxicos
Para as fábricas que trabalham com produtos agrícolas, como frutas, verduras e legumes, é interessante pensar em maneiras de diminuir o uso de agrotóxicos durante o cultivo dos alimentos.
Já as fábricas que usam estes tipos de alimentos como matéria-prima, podem pensar em alternativas para adquirir matérias-primas de fornecedores que usam pouco ou nenhum agrotóxico no cultivo dos alimentos.
- Reaproveite água
A quantidade de água que é utilizada na cadeia de produção de uma fábrica é alarmante. Para isso, é preciso que você, enquanto gestor de uma indústria de alimentos, adote práticas de racionalização, reaproveitamento e consumo consciente da água.
Uma prática que é muito comum entre as fábricas sustentáveis é o tratamento da água industrial. Esse processo recupera a qualidade da água utilizada durante a fabricação dos alimentos. Posteriormente, a água é usada para lavar o pátio, as peças, os banheiros e em torres de resfriamento.
- Diminua o consumo de energia elétrica
O consumo de energia elétrica das indústrias é um dos maiores vilões para o meio ambiente. Por isso, vale a pena investir em ações para reduzir o consumo de energia.
Para isso, você pode:
- Apostar em equipamentos com maior eficiência de consumo;
- Investir em fontes de geração de energia solar ou outras fontes de energia sustentável;
- Desligar aparelhos que não estão sendo utilizados no momento;
- Colocar sensores de presença em locais onde não há presença constante de pessoas, como corredor e banheiro;
- Usar lâmpadas de LED.
- Recicle o que for possível
O plástico, o vidro e outros materiais muito utilizados na indústria de alimentos podem ser reciclados e reutilizados, tanto para serem aplicados em outras ações da fábrica, quanto para serem destinados para outros setores.
Lembrando que mesmo reciclados ou reutilizados, estes materiais devem estar livres de qualquer tipo de contaminação.
- Faça coleta seletiva
Se for possível, implemente um processo para separar o lixo de acordo com suas características.
A coleta seletiva, além de facilitar a reciclagem dos materiais que não vão ser mais utilizados pela sua fábrica, reduz a quantidade de lixo que é enviada para os aterros.
Ao adotar a coleta seletiva, não esqueça de fazer uma parceria com uma associação ou empresa de reciclagem, para que esta possa recolher o material.
- Pratique a sustentabilidade na limpeza
Na hora de limpar os equipamentos e a fábrica, dê preferência a produtos biodegradáveis regularizados pela Anvisa e reutilize a água industrial.
Além de adotar essas medidas, motive sua equipe a participar desse processo, pois a sua indústria só vai conseguir ser mais sustentável se todos os colaboradores comprarem a ideia.
Por isso, incentive e conscientize sua equipe quanto à necessidade de se preocupar com as práticas sustentáveis.
O que achou do conteúdo?
Se você quiser receber mais informações do setor alimentício, siga a CDias no Instagram ou no Linkedin.