Controle de Qualidade vs Garantia de Qualidade

Controle de Qualidade vs Garantia de Qualidade: afinal, qual a diferença?

Controle de Qualidade e Garantia de qualidade são termos que se parecem, mas que ao não saber a diferença fundamental entre eles, pode-se gerar bastante confusão. Fique conosco para entender a diferença.

Um dos maiores desafios das indústrias alimentícias é manter a segurança em todo o processo de produção dos alimentos a fim de entregar ao público final produtos adequados para o consumo.

Por isso, existe uma série de normas que devem ser seguidas para garantir a excelência dos serviços prestados. Nesse sentido, medir a qualidade das ações desenvolvidas é fundamental. Para isso, existe o controle de qualidade e a garantia de qualidade.

Mas, você sabe a diferença entre esses termos?

É comum os profissionais confundirem essas nomenclaturas no ambiente de trabalho. No entanto, é preciso ficar atento, pois qualquer erro durante o gerenciamento da produção podem causar prejuízos e danos não apenas para a indústria, mas, também, para o consumidor.

Sendo assim, o setor de qualidade deve ter um cuidado especial e buscar sempre a melhoria contínua nos processos.

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que tanto o controle, quanto a  garantia de qualidade são partes integrantes da gestão de qualidade. Entretanto, cada um deles possuem atividades e rotinas específicas. Por isso, é fundamental você compreender como eles atuam de formas separadas para atingirem um único objetivo, que é a qualidade final dos produtos.

Entendendo o Controle de Qualidade

As indústrias que souberem utilizar o controle de qualidade como diferencial competitivo, certamente, irão se destacar  no mercado. Isso porque  quando ele é implantado corretamente, acaba impactando diretamente no resultado final do produto que é entregue.

O principal objetivo do controle de qualidade é criar estratégias e ações para estabelecer padrões a serem seguidos a fim de atender aos requisitos das regulamentações impostas pelo governo e as necessidades dos clientes.

Sendo assim, os profissionais dessa área atuam desde o início do processo, durante a escolha da matéria prima até a fabricação e a etapa final de conclusão do produto.

Um bom controle de qualidade permite que a cadeia produtiva atue conforme as exigências do mercado, as legislações e as especificações da empresa.

Sobre a Garantia de Qualidade

Já a área da garantia de qualidade trabalha com o intuito de garantir que os requisitos pré-estabelecidos pelo controle de qualidade sejam, realmente, atendidos. Trata-se de um setor mais abrangente que envolve o processo como um todo, desde as pessoas que estão ligadas à produção, os equipamentos utilizados, os processos realizados etc.

Os profissionais desse setor são responsáveis por verificar se as políticas e os procedimentos de todas as áreas da empresa estão sendo cumpridos segundo as normas estabelecidas pelo sistema de Gestão da Qualidade.

 O objetivo é garantir que os padrões de qualidade sejam utilizados da forma esperada e em conformidade com o que foi proposto.

Diferença principal

Como você pode perceber, apesar dos dois termos serem bem parecidos, cada um exerce um papel específico dentro da indústria alimentícia. Enquanto o controle de qualidade visa melhorar os processos internos de produção em si, criando padronizações; a garantia de qualidade assegura o cumprimento das ações em todas as esferas da empresa.

Resumindo, pode-se dizer que o controle de qualidade foca na melhoria dos processos e produtos. Já a garantia de qualidade atua como uma auditoria, checando se os requisitos de qualidade estão sendo respeitados.

A Gestão de Qualidade é essencial para que uma indústria mantenha sua reputação perante os clientes. Por isso, é necessário investir nessa área para obter resultados cada vez melhores.

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