Aprenda a garantir a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia

Promover a saúde e a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia é imprescindível para o sucesso da empresa. Deste modo, se preocupar com a equipe é tão importante quanto se preocupar com a qualidade dos alimentos produzidos.

Quando uma indústria possui boas práticas de prevenção e promoção de saúde, ela

consegue reduzir os afastamentos e diminuir as faltas ou atrasos, aumentando a produtividade dos colaboradores, o que a médio e longos prazos podem melhorar os lucros da sua indústria.

Continue lendo esse artigo e veja o que você pode fazer para garantir a segurança dos colaboradores da sua fábrica.

Como melhorar a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia?

De acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 49 segundos um colaborador sofre algum tipo de acidente de trabalho. Segundo o estudo, os acidentes mais comuns são os cortes e as lacerações, seguido de fraturas, contusões e esmagamentos.

No dia a dia de uma fábrica podemos encontrar diversos fatores que podem afetar diretamente a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia, como chão molhado, objetos cortantes, equipamentos com excesso de calor, pessoas carregando diversos objetos e cargas, entre outros.

Para que a sua indústria não tenha problemas relacionados à falta de segurança, é essencial que você invista na prevenção dos acidentes e de doenças decorrentes da rotina de trabalho.

Veja o que você pode fazer para melhorar a saúde do colaborador:

  1. Incentive a prática de atividades físicas

O primeiro passo para cuidar da saúde dos colaboradores é incentivá-los a praticarem

atividades físicas, pois os exercícios deixam as pessoas mais concentradas e produtivas.

Para tirar o funcionário do sedentarismo, você pode inserir programas de ginástica laboral e alongamentos dentro da própria rotina de trabalho da equipe.

  1. Crie programas de prevenção

Para garantir a segurança e a saúde do colaborador é preciso investir em programas que determinam o risco de cada atividade dentro da linha produtiva, prezando, assim, pela integridade do funcionário.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são os programas mais utilizados pelas indústrias de alimentos. O primeiro estabelece o uso de equipamentos de proteção. Já o segundo previne doenças relacionadas ao trabalho.

  1. Melhore o ambiente de trabalho

Se atentar para as condições do ambiente de trabalho é outro fator importante para garantir mais segurança ao colaborador.

Deste modo, entenda as dificuldades que cada um enfrenta em seu processo produtivo, veja como está a temperatura da fábrica, a iluminação e os ruídos. Faça as adaptações necessárias e desenvolva ações de ergonomia, pois os movimentos repetitivos e as posturas inadequadas contribuem para o surgimento de doenças, que podem provocar o afastamento do colaborador.

  1. Cuide da saúde mental

A saúde mental dos funcionários também é fundamental para a produtividade e eficiência da sua fábrica. Por isso, proporcione momentos de pausas durante a rotina de trabalho. Assim, o colaborador pode tomar água, ir ao banheiro, movimentar e espairecer.

  1. Distribua equipamentos de segurança

Os colaboradores das indústrias de alimentos precisam usar equipamentos de proteção individual, não só para garantir sua proteção, pois eles diminuem as chances de acidentes de trabalho, como também para eliminar riscos de contaminação dos produtos que o funcionário manuseia.

Como o uso de EPI’s é indispensável e obrigatório, confira os equipamentos mais importantes no setor:

Luvas

Protegem o trabalhador de cortes, queimaduras e produtos químicos, além de

evitar a contaminação do alimento por contato com unhas, por exemplo. Lembrando que para cada atividade, existe uma luva específica.

Toucas

Evitam que cabelos caiam e contaminem os alimentos ou maquinários.

Óculos

Protegem os olhos, impedindo que quaisquer partículas tenham contato com os olhos do colaborador e prejudique sua visão.

Protetores auriculares

Protegem os ouvidos em setores com ruídos constantes, ajudam a manter a saúde auditiva do colaborador, evitando perda de audição.

Aventais e mangotes

Preservam o corpo e o braço do trabalhador contra possíveis queimaduras, contaminações, choques e cortes.

Respiradores

Previnem doenças respiratórias devido à poeira da moagem, por exemplo, evitam a perda gradativa do olfato e impedem que a saliva contamine os produtos.

EPIs para a garantir a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia
  1. Invista em automação industrial

Você sabia que a automação industrial dos processos também aumenta a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia?

Como a maioria das fábricas conta com etapas perigosas para o trabalhador, o investimento em sistemas de automação reduz os riscos de acidentes com colaboradores que poderiam, acidentalmente, cometer algum erro, gerando problemas para sua integridade física.

Além da produção de equipamentos personalizados para as necessidades de cada cliente, a CDias Tecnologia também possui expertise na elaboração e implantação de projetos de automação industrial.

Nestes projetos, empregamos tecnologia para aumentar a produtividade, integrar diversos setores da empresa e maximizar a segurança dos colaboradores da indústria alimentícia.

Quer saber mais sobre esse solução? Entre em contato conosco.

Compartilhar:

Artigos Similares