Como aumentar a produtividade na indústria de alimentos
Um dos principais objetivos da indústria de alimentos é aumentar a produtividade, já que isto garante uma maior capacidade produtiva e pode significar aumento nas vendas, redução dos custos e maior lucratividade.
É comum que muitos gestores relacionem o aumento da produtividade com o investimento em novas tecnologias e maquinários. No entanto, ações simples e de baixo custo podem ser desenvolvidas e implantadas na linha de produção para eliminar o tempo ocioso, o retrabalho e assegurar que o volume da produção aumente.
Veja algumas ações que você deve adotar para melhorar a produtividade na sua empresa:
- Mapear os processos
Documente todo o processo produtivo de forma objetiva, pois assim fica mais fácil para os colaboradores entenderem o que deve ser feito e quais são os materiais necessários. Busque simplificar os processos complexos.
- Revisar o fluxo de trabalho
Depois de mapear o processo é importante analisá-lo periodicamente, desde a chegada da matéria-prima até a hora da distribuição do produto, para entender quais pontos precisam de melhoria ao longo da cadeia produtiva e quais ações podem ser eliminadas.
- Treinar os colaboradores
Quando a equipe não sabe o que deve ser feito, as chances de erros aumentam. Assim, é importante que você capacite os colaboradores para que eles possam desenvolver o trabalho com excelência e sem falhas.
⠀
- Acompanhar a produção em tempo real
Esteja atento ao trabalho desenvolvido na linha de produção, pois, assim, você consegue identificar gargalos que podem estar atrasando e comprometendo a produtividade do seu negócio, como equipamento que não consegue produzir o volume adequado em determinado período de tempo e atraso em alguma etapa da produção.
- Analisar a taxa de desperdício e rejeição
De nada adianta aumentar a produtividade se o número de produtos com defeitos ou fora dos padrões de qualidade for elevado. Quando isso acontece, você gasta mais tempo e recurso com retrabalho.
- Fazer manutenção preventiva
As máquinas também podem atrasar a produção. Por isso, você deve planejar as manutenções do maquinário, evitando que a produção seja interrompida ou precise ser refeita.
Indicadores de produtividade para a indústria de alimentos
Os indicadores de produtividade na indústria são uma ótima prática para mensurar o desempenho da linha de produção.
⠀
Ao medir a performance da produção, você consegue tornar os processos mais eficientes, melhorar a gestão e tomar decisões mais assertivas.
⠀
Confira os principais indicadores de produtividade para a indústria de alimentos:
⠀
- Horas trabalhadas: indica o tempo gasto para fabricação de um determinado produto.
- Quantidade produzida: mostra o número de produtos que foram produzidos em determinado período.
- Tempo médio de reparo (MTTR): analisa o tempo necessário para consertar algum equipamento.
- Eficiência dos equipamentos: serve para medir a eficiência das máquinas, indicando a frequência de produção por máquina, se ela produz a quantidade prevista e se os produtos estão dentro do padrão de qualidade.
- Nível de capacidade instalada: este indicador mede a quantidade que está sendo produzida em um período em comparação com a capacidade da linha de produção.
- Lotes rejeitados: indica o número de lotes de produtos que apresentaram algum problema.
⠀
Você pode propor outros indicadores. O importante é que sejam mensuráveis, baseados em dados confiáveis, fáceis de entender e ajudem na tomada de decisões.