Dicas de como melhorar a gestão do chão de fábrica

Saber como melhorar a gestão do chão de fábrica na sua indústria é algo que vai te trazer muitos benefícios e produtividade.


Você tem acompanhado o trabalho realizado pelo chão de fábrica da sua empresa?

Como o chão de fábrica é considerado como o coração da indústria, ele é o setor onde os gestores devem estar sempre atentos para identificar gargalos e falhas no processo que podem afetar a produtividade da empresa.⠀

Continue lendo esse artigo e conheça algumas medidas você pode adotar para melhorar a gestão do chão de fábrica.

A importância da gestão do chão de fábrica para indústrias de alimentos

O chão de fábrica é a base de um processo industrial, pois é nele que os processos acontecem e onde a produtividade deve ser monitorada constantemente.

Ao manter uma boa gestão do chão de fábrica, você consegue:

  • Ter mais controle da produção;
  • Identificar falhas que podem comprometer a qualidade e a segurança do alimento;
  • Analisar os indicadores de desempenho com mais precisão;
  • Entender quais ações podem ser tomadas para reduzir desperdício. 

6 dicas de como melhorar a gestão do chão de fábrica

Para tornar a gestão da sua fábrica ainda mais eficiente:

  1. Analise todo o processo produtivo

Monitore, periodicamente, todo o processo produtivo e identifique as falhas que acontecem ao longo da cadeia produtiva. 

Em seguida, faça um planejamento para aperfeiçoar os pontos listados e capacite os colaboradores para que eles possam melhorar o desempenho de suas atividades.

  1. Gerencie estrategicamente

Gerencie a equipe e os recursos materiais de forma estratégica, tentando entender em quais setores há excesso ou ociosidade de tarefas. Após a análise, desenvolva um plano para melhorar essas questões, evitando esgotamento de materiais e prejuízos à saúde dos colaboradores.

  1. Faça manutenção preventiva

Controlar os equipamentos da linha de produção e planejar, periodicamente, a revisão dos mesmos, com a finalidade de reduzir ou impedir falhas na máquina é o que chamamos de manutenção preventiva.

A manutenção preventiva, além de mais econômica, evita que a produção seja pega de surpresa por falha nas máquinas, o que exige a parada imediata da cadeia produtiva e pode gerar perdas consideráveis.

  1. Elimine problemas

Para melhorar a gestão do chão de fábrica, é importante que você elimine problemas que podem estar prejudicando o desempenho dos colaboradores, como falta de treinamento da equipe, falta de avaliação de desempenho, layout da fábrica desorganizado e planejamento de produção equivocado.

  1. Reduza custos

Reduzir os custos no processo de produção pode parecer uma tarefa difícil, mas existem soluções para esse problema.

Uma alternativa para reduzir custos é o uso da tecnologia, pois as máquinas e os equipamentos industriais estão cada vez mais conectados à internet e munidos de softwares capazes de extrair todos os dados necessários, e em tempo real, para se atingir a maior eficiência possível.

A personalização dos projetos industriais é outra solução para evitar capacidade produtiva ociosa. As práticas tradicionais de gestão também são importantes para reduzir custos, como processo de compra eficiente, planejamento financeiro e equipe capacitada.

Clique aqui e conheça outras alternativas para reduzir os custos na indústria de alimentos.

  1. Adote a produção em tempo real

O gerenciamento da produção em tempo real é um processo muito benéfico para a fábrica, pois saber tudo o que acontece na linha produção, simultaneamente ao desempenho das máquinas e colaboradores, pode se tornar uma enorme vantagem competitiva.

Monitorar a indústria em tempo real é ver, por outro ângulo, como a rotina produtiva acontece. Isso ajuda o gestor a controlar todo o fluxo e ter um trabalho mais estratégico, uma vez que você consegue identificar gargalos e pontos de melhoria, eliminar etapas repetidas ou desnecessárias e controlar a entrega dos produtos dentro do prazo.

Além disso, se você quiser aumentar a quantidade de produtos fabricados, ampliar os lucros ou reduzir custos, são os dados fornecidos pela gestão da produção que vão indicar os melhores caminhos na hora de tomar uma decisão mais assertiva.

Conheça as nossas soluções para acompanhar a produção da sua fábrica em tempo real.

Indicadores de produtividade que você deve acompanhar

Como melhorar a gestão do chão de fábrica: Indicadores

Os indicadores de produtividade na indústria são uma ótima prática para mensurar o desempenho da linha de produção.

Ao medir a performance da produção, você consegue tornar os processos mais eficientes, melhorar a gestão e tomar decisões mais assertivas.

Confira os principais indicadores de produtividade para a indústria de alimentos:

  • Horas trabalhadas

Indica o tempo gasto para fabricação de um determinado produto.

  • Quantidade produzida

Mostra o número de produtos que foram produzidos em determinado período.

  • Tempo médio de reparo (MTTR)

Analisa o tempo necessário para consertar algum equipamento.

  • Eficiência dos equipamentos

Serve para medir a eficiência das máquinas, indicando a frequência de produção por máquina, se ela produz a quantidade prevista e se os produtos estão dentro do padrão de qualidade.

  • Nível de capacidade instalada

Este indicador mede a quantidade que está sendo produzida em um período em comparação com a capacidade da linha de produção.

  • Lotes rejeitados

Indica o número de lotes de produtos que apresentaram algum problema.

Você também pode propor outros indicadores. O importante é que eles sejam mensuráveis, baseados em dados confiáveis, fáceis de entender e ajudem na tomada de decisões.

O que você achou do conteúdo? Siga a Cdias Tecnologia nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos semanais sobre as indústrias de alimentos.

#Label
#Label
Compartilhar:

Artigos Similares